Espaço da Prefeitura de Curitiba é um importante ponto de encontro para a criação de projetos inovadores e oportunidades de negócios.
A InfoWorker Tecnologia, especializada em transformação digital e inovação estratégica usando Office 365 da Microsoft, é a nova integrante do Pinhão Hub, um dos mais novos espaços de Curitiba. A mudança para o novo endereço, que aconteceu em novembro, reforça o compromisso da empresa com a inovação e a conexão com um ambiente dinâmico e tecnológico.
Localizado no bairro Rebouças, o Pinhão Hub reúne startups, investidores e instituições focadas em tecnologia, sendo reconhecido como um ponto de encontro para a criação de projetos inovadores e oportunidades de negócios.
Para Josney Lara, diretor comercial da InfoWorker Tecnologia, estar inserido nesse ambiente é um passo estratégico para o crescimento da empresa.
“O Pinhão Hub nos oferece a oportunidade de estarmos ao lado de outras empresas e pessoas que pensam inovação o tempo todo. Essa troca de ideias, contatos e projetos não só nos inspira, mas também abre portas para novos negócios. É um espaço onde a criatividade e a tecnologia se encontram para gerar impacto real no mercado”, destaca.
Além de oferecer infraestrutura de ponta, com coworking, salas de reunião, estúdio para podcast e auditório, o Pinhão Hub também está transformando a região do Rebouças em um polo de inovação. “É muito vantajoso para os nossos colaboradores também, que podem usufruir de um ambiente mais colaborativo e onde a tecnologia é o principal foco de trabalho”, comenta o diretor.
Após a inauguração do espaço, em março deste ano, dois novos centros de inovação já anunciaram a instalação nas redondezas: A Fábrica de Ideias, que está sendo implementada pelo Governo do Estado, irá ocupar a área da antiga fábrica da Ambev – a poucos metros do Pinhão Hub. O projeto reforça o ambiente voltado para a inovação, tecnologia e economia criativa no bairro.
O outro, também bem próximo do Pinhão Hub, é o Verse360, empreendimento privado que está em fase de construção. Ao todo, o projeto contará com 12 pavimentos destinados ao trabalho, moradia, aprendizado, desenvolvimento pessoal e diversão.
Instituições assinam Pacto pela Inovação do Vale do Pinhão
Conforme informa o GazzConecta, representantes do poder público, nas esferas municipal e estadual, de universidades, empresas e entidades de apoio ao empreendedorismo inovador – a chamada tripla hélice – firmaram nesta terça-feira (17), em evento realizado no Pinhão Hub, em Curitiba, um protocolo de intenções que institui a governança do ecossistema de inovação Vale do Pinhão e o Pacto pela Inovação de Curitiba.
“Atualmente, o Vale do Pinhão concentra cerca de 9,1 mil empresas da área de tecnologia da informação, mais de 670 startups, 62 instituições de ensino superior, além de cerca de 33 entes de investimento, crédito, fomento e financiamento com fontes de capital para inovação, com uma ampla rede de 185 ambientes promotores de inovação espalhados pela cidade. Essa expressiva quantidade de atores foi organizada em formato de redes, agrupando congêneres com atuação na geração de talentos, fontes de capital e ambientes para inovação”, destacou Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, enfatizando que o trabalho para a formatação da governança do Vale do Pinhão contou com apoio fundamental do Sebrae/PR.
Além da Agência Curitiba, os signatários do Pacto pela Inovação Vale do Pinhão foram a Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Invest Paraná; Sebrae/PR; FIEP; Fecomércio; Faciap; Assespro PR; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Positivo; Accelera Hub; The Bets Health; Associação de Investidores da Curitiba Angels; e Ventiur Investimentos em Novos Negócios.Além deles, também assinaram o Pacto a Universidade Federal do Paraná (UFPR); a Fomento Paraná; o hub iCities; a Academic Ventures; o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Curitiba; o Instituto Legado e o GazzConecta.
O Pacto pela Inovação é uma disposição dos seus signatários que reconhecem a missão, visão e os valores ecossistêmicos do Vale do Pinhão, posicionando-se a favor e se comprometendo a apoiar sua governança, instituída por meio de um Protocolo de Intenções. O objetivo é alcançar resultados ainda maiores com a formalização das ações de governança voltadas para a inovação em Curitiba, aumentando a competitividade da cidade no contexto econômico estadual, nacional e internacional.
App que impulsiona agricultura familiar inicia internacionalização
Uma tecnologia criada no Paraná e que já transforma a vida de mais de 700 pequenos produtores e 20 cooperativas no Brasil está pronta para cruzar fronteiras. A plataforma Laços do Agro, que conecta pequenos agricultores à cadeia de abastecimento e a mercados maiores, será utilizada internacionalmente graças a uma parceria inédita com o município de Doctor Juan León Mallorquín, no Paraguai, e a Universidade Privada del Este (UPE).
Para Leandro Scalabrin, CEO do Grupo SWA, empresa de tecnologia responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, essa iniciativa representa não apenas um marco para a empresa, mas também um avanço importante para a agricultura familiar na América Latina. “Estamos exportando não apenas inovação, mas um conceito de sustentabilidade que fortalece economias locais e transforma vidas no campo, mostrando que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa no enfrentamento dos desafios do campo”, afirma Scalabrin.
Segundo ele, o potencial de crescimento da agricultura familiar, tanto no Brasil como em outros países da América do Sul, é enorme. Estima-se que, no Brasil, a agricultura familiar seja responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no país, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que demonstra sua importância para a segurança alimentar. “Os dados enfatizam como a tecnologia pode beneficiar o setor. Agora, imagine essas oportunidades multiplicadas em uma escala ainda maior, beneficiando pequenos produtores de outros países”, destaca Scalabrin.
O Laços do Agro é uma solução digital que conecta produtores rurais, cooperativas e técnicos, oportunizando negócios e ainda auxiliando na eficiência da gestão. “Buscamos mostrar que não é necessário ser um produtor gigante para ter segurança na lavoura e alcançar bons resultados. E sim, que é possível ter uma previsibilidade com vendas garantidas. Queremos que cada produtor se sinta empoderado e pronto para enfrentar os desafios do futuro”, celebra o CEO da SWA, que é filho de agricultores e, por conhecer de perto os desafios do campo, desenvolveu a tecnologia que auxilia no campo.
IA da WeClever é atualizada para responder em áudios
A comunicação por áudio já é bastante utilizada pelas pessoas, pois permite transmitir informações de maneira mais rápida do que a escrita, e pode criar ainda uma sensação de proximidade, gerando mais conexão. Segundo informações apresentadas por Mark Zuckerberg no evento Meta Conversations 2024, o Brasil é o país que mais envia mensagens de áudio no WhatsApp, com um volume quatro vezes maior do que a média global. Depois de lançar seu próprio agente de IA – que também interpreta áudio e imagem – e anunciar auditoria automatizada – que analisa a qualidade das conversas em tempo real antecipando possíveis problemas, garantindo conformidade e segurança -, a WeClever segue seu pioneirismo e traz para o mercado uma IA capaz de enviar respostas em áudio.
A atualização que agora responde em áudio as conversas em Whatsapp durante o atendimento ao cliente, torna essa interação mais personalizada e acessível, além de melhorar a experiência do cliente e contribuir para o aumento de conversões.
“Entre os dados apresentados no Meta Conversations 2024, está que 75% dos adultos brasileiros utilizam o aplicativo para interagir com empresas pelo menos uma vez por semana, destacando o uso frequente do WhatsApp como ferramenta de comunicação pessoal e profissional”, relata Otávio Limão, CPO e co-fundador da WeClever.